A Bíblia descreve a vida sem Cristo como algo terrível. Muitos adjetivos são encontrados para descrever a vida longe de Deus: “vaidosos” [Ef. 4.17], “obscurecidos de entendimento”, “alheios à vida de Deus”, “ignorância em que vivem”, “pela dureza do seu coração” [Ef 4.18.
Romanos 1.18-32 também traz diversas afirmações que revelam a profunda miséria em que o homem sem Cristo vive e quão certa e justa é a sua condenação. Talvez Romanos 1.21-23 seja o texto que melhor descreve a inútil vida sem Cristo:
21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. [Rm 1.21–23].
Mas não pense que o homem não seja culpado da vida que leva; a Bíblia diz que ele é! Ele possui conhecimento a respeito de Deus, mas busca o tempo todo e ao máximo que pode “apagar” esse conhecimento de sua mente e coração. Isso é impossível, pois a lei está “gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se” [Rm 2.15].
Logo, a vida sem Cristo é vazia, inútil e condenável. Cristo é a Vida, o sentido da vida e o alvo de nossa vida. Portanto, o que os nossos familiares e amigos precisam é muito mais do que bons conselhos e direção, mas da Única e Suficiente Razão de toda a nossa existência, Jesus Cristo, Senhor e Salvador de todo aquele que nEle crê!
Que assim seja, para glória do seu Nome.
Pr. Ricardo